UHE Igarapava
Politica Ambiental

O Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava busca a utilização racional dos recursos naturais, através do levantamento dos seus potenciais, e de adequado planejamento de suas atividades, com vistas a alcançar contínuas melhorias que diminuam impactos adversos e resultem em benefícios para a sociedade, levando em conta o desenvolvimento tecnológico e as expectativas das partes interessadas, além de contribuir para a prevenção da poluição.

Nesse sentido, todo o corpo diretivo, gerencial e de empregados assumem como compromissos:
- Estabelecer ações que visem a responsabilidade social junto ao público direta e indiretamente envolvido (partes interessadas), presente em sua área de inserção, contribuindo para o respeito ao meio ambiente e, conseqüentemente, o desenvolvimento sustentável.
- Desenvolver ações de gestão ambiental que assegurem o cumprimento da legislação, de normas ambientais e outros requisitos subscritos por órgãos licenciadores e reguladores, e pelo Consórcio.
- Assumir a procura da melhoria contínua, avaliando regularmente o seu desempenho ambiental, de forma a atingir os objetivos e metas ambientais por si estabelecidos, adequando a sua Política Ambiental, sempre que necessário, à mutação das atividades, produtos e serviços.
- Manter aberto o diálogo com todas as partes interessadas, em antecipação e na resposta às respectivas preocupações, quanto aos aspectos ambientais, ao Sistema de Gestão Ambiental e à própria operação do empreendimento.
- Contribuir com iniciativas educacionais que valorizem a conscientização ambiental da comunidade.
- Estimular os empregados e contratados a executarem suas atividades disciplinadamente, com respeito ao meio ambiente, e de forma a prevenir possíveis impactos.
- Adotar práticas gerenciais adequadas para mitigar os impactos ambientais decorrentes das suas atividades, produtos e serviços, prevenindo a poluição, e efetuando uma utilização racional dos recursos naturais.
- Difundir os requisitos pertinentes ao SGA, bem como, promover treinamentos para empregados, fornecedores e prestadores de serviços, com vistas à consolidação da correta prática ambiental nas atividades ligadas à operação do empreendimento, bem como ao cumprimento dos condicionantes ambientais da Licença Ambiental vigente.
- Estabelecer objetivos e metas ambientais associados aos aspectos ambientais significativos, levando em consideração opções tecnológicas e requisitos financeiros.
- Definir padrões de conduta ambiental para empregados, fornecedores e prestadores de serviços, com vistas ao atendimento aos requisitos legais e demais normas vigentes, relacionadas com a operação do empreendimento, bem como ao cumprimento dos condicionantes ambientais da Licença Ambiental vigente.
- Definir procedimentos para situações de emergência e para a prevenção e atuação proativa no controle da poluição, sob qualquer forma, e acompanhar continuamente a prática dos mesmos junto aos empregados, fornecedores e prestadores de serviços.
- Implementar auditorias ambientais anuais, de forma a avaliar a efetividade do SGA, bem como implementar os ajustes necessários, em consonância à melhoria contínua dos processos.

Voltar Contato Facebook

Desenvolvido por ZONA Elétrica