UHE Igarapava
Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Igarapava teve início na fase de construção da usina. O ponto de partida do trabalho foi o estabelecimento de contato com os proprietários lindeiros do futuro reservatório, abrindo um canal permanente para a troca de informações. Na seqüência, para a participação dos mesmos em projetos de interesses comum, como por exemplo, o desmatamento da bacia de acumulação com o eventual aproveitamento do material lenhoso e o reflorestamento da faixa marginal do futuro reservatório.

O passo seguinte foi identificar e incorporar os interlocutores institucionais oficiais a esse processo para a troca de informações. Assim, estabeleceu-se contato com as Prefeituras Municipais de Igarapava, Conquista, Sacramento e Rifaina, bem como com o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN/SP), a Polícia Florestal, os ceramistas e areeiros locais, e as representações locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/MG), da Casa da Agricultura/SP, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB/SP) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP/SP).

Os objetivos propostos e atingidos na fase de construção foram de divulgação dos conceitos relativos ao meio ambiente, correlacionando-os à implantação da usina, promovendo a discussão sobre impacto ambiental e medidas de mitigação/compensação, favorecendo a inserção do empreendimento na realidade local por ele modificada, potencializando a apropriação por parte das comunidades afetadas dos benefícios por ele gerados.

O número de visitantes vem aumentando a cada ano e tal fato é conseqüência do sucesso do programa. Em média, são recebidas 1.000 visitantes por ano nas instalações da UHE Igarapava, dos quais 67% são alunos e professores das escolas de 1º e 2º graus, 11% alunos e professores/pesquisadores universitários, 10% técnicos e consultores ligados ao empreendimento e os 12% dividem-se entre produtores/proprietários rurais e outros grupos locais ou pessoas da comunidade interessadas em conhecer o empreendimento.

Voltar Contato Facebook

Desenvolvido por ZONA Elétrica