SEGURANÇA DE BARRAGEM
Barragem de Terra
Margem Direita e leito do rio
Comprimento da crista: 740m
Largura da crista: 10m
Altura máxima: 32m
Margem Esquerda
Comprimento da crista: 125m
Largura da crista: 10m
Altura máxima: 10m
Visando garantir a segurança das estruturas civis da barragem, a UHE Igarapava realiza os seguintes controles:
- Assistência operada da usina em tempo real;
- Inspeção da estrutura civil, conforme Instrução de Trabalho (IT-UHIG) nº049 – Inspeção das Estruturas Civis;
- Leituras e análises da instrumentação desde a auscultação das estruturas civis;
- Inspeção visual das estruturas civis;
- Medição de recalque da barragem de terra e estruturas em concreto armado (Casa de Força);
- Inspeção Anual Formal das estruturas civis;
- Revisão Periódica de Segurança (RPS);
- Fiscalização civil (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O Plano de Ação de Emergência (PAE), tem como objetivo alinhar o valor de Segurança da UHE Igarapava ao estabelecido na Lei Federal nº 12.334, de 20 de setembro de 2010 (Política Nacional de Segurança de Barragem) e à Resolução Normativa nº 696, de 15 de dezembro de 2015 da ANEEL, (Critérios para classificação, formulação do Plano de Segurança de Barragens (PSB) e a realização da Revisão Periódica de Segurança em barragens).
Em 2019, numa parceria com as Defesas Civis e Corpo de Bombeiros de Minas Gerias e São Paulo, prefeituras municipais de Igarapava, Delta, Uberaba, Aramina, Água Cumprida, Conceição das Alagoas e Miguelópolis e Consórcio da UHE Igarapava foi implantado o Plano de Ação de Emergência em toda área à jusante da Usina;
Linha do Tempo
Lei 12.334 - Política Nacional de Barragens
Lei 12.608 - Política Nacional de Defesa Civil
Resolução Aneel 696 - Classificação e Formulação do Plano de Segurança Barragens
Elaboração do Estudo de Dan Break; Elaboração do Plano de Ação de Emergências e Protocolo COMPDEC'S.
PAE - Fortalecimento das Defesas Cívis Municipais
Cadastramento da população; Elaboração da Rota de Fuga; Realização do Simulado de Emergência.
No PAE Todos Tem Uma Função
A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Política Nacional de Segurança de Barragens estabelece que a população tem papel fundamental. Deve ser informada e estimulada a participar das ações preventivas e emergenciais.
Em junho de 2019 foi realizado o cadastramento da população, numa ação conjunta do corpo de bombeiros e defesas civis de Uberaba, Delta e Igarapava. Através do trabalho foi possível cadastrar mais 5.500 pessoas que estão na zona de autosssalvamento.
Confira mais sobre o PAE nos links abaixo:
PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA (PAE): Fazer Download
Cartilha para download: Fazer Download
SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O sistema de tem como objetivo garantir que toda a população identificada na zona de Autossalvamento seja notificada em caso de alguma emergência no Barramento. É constituído de 13 treze estações remotas (sirenes), distribuídas nos municípios de Igarapava, SP, Delta, MG e Uberaba, MG, no trecho 10 km, a partir da barragem da UHE Igarapava.
Os principais componentes para funcionamento do sistema de Alerta, são: a Central de Monitoramento Remota (CMR); Central de Monitoramento e Operação Local (CMOL); e Sistema Irradiante de Transmissão e as Estações Remotas. As estações remotas emitem suas propagações sonoras (Mensagem de Voz e Sirene) simultaneamente, a partir do acionamento feito da Central de Monitoramento e Operação Local (CMOL), localizada na portaria principal da Usina Hidrelétrica de Igarapava (UHE-IGA) ou, do segundo ponto de acionamento, sendo na Sala de Controle da USINA em comunicação com a CMOL.
ROTAS DE FUGA
Em agosto de 2019, juntamente com o corpo de bombeiros e defesas civis de Minas Gerais e São Paulo, foi realizado o mapeamento na zona de Autossalvamento, para definição estratégica das rotas de fuga e pontos de encontro. Foram cadastrados 29 pontos de encontro na Zona de Autossalvamento, nos municípios de Delta, Igarapava e Uberaba.
No período de 05 a 19 de setembro de 2019, realizou-se a instalação de um total de 296 placas de sinalizações, compostas por: 29 placas de ponto de encontro, 198 placas de rotas de fuga e 70 placas informativas da sirene.
SIMULADO DE EMERGÊNCIA
O simulado de emergência foi realizado dia 28/09/2019, numa ação conjunta, com o corpo de bombeiros de Minas Gerais e São Paulo, Defesas Civis de Uberaba, Delta e Igarapava, Tiro de Guerra de Igarapava e plantas industriais da Zona de Autossalvamento.
Dentre os objetivos do simulado, destaca-se, o teste do sistema de alerta, das rotas de fuga e pontos de encontro, capacitação das defesas civis na prevenção, atendimento e resposta à emergência relacionada ao risco de rompimento da barragem e a capacitação da comunidade. O simulado teve a participação de 30,29% da população da Zona de Autossalvamento e será realizado a cada três anos.